top of page

Empreender com planejamento

Empreender com planejamento


Quando pensamos em abrir um negócio, idealizamos que ele seja o melhor do mercado, porém, fazer um negócio ser reconhecido vai além da ideia de montá-lo.

Quando realizo palestras e treinamentos sobre empreendedorismo, muitos me perguntam: “Caroline, o que é preciso para ter sucesso no meu negócio?”, imediatamente respondo com outra pergunta: “O que é sucesso para você?”. É importante salientar que, sucesso é algo muito pessoal, ou seja, cada um tem um conceito do que é sucesso.

Agora veremos os passos que devem ser colocados em prática para o seu negocio funcionar de forma certa e durável.


O primeiro passo é você acreditar no seu negócio, ou seja, enxergá-lo a longo prazo.

O segundo passo é ter em mente o tempo que você deseja manter seu negócio ativo. Não adianta iniciar uma nova jornada no empreendedorismo esperando resultados de curtos prazos.

O terceiro passo é fazer o planejamento. Para mim, planejar é um exercício para quem sonha grande. A construção do planejamento exige de você: posicionamento, propósito, objetivos, metas claras e mensuração de resultados qualitativos e quantitativos.

E aqui começamos a entrar no tema de hoje, afinal, para empreender é crucial a construção de um plano de ação, que deverá conter o que fazer, como fazer, pra quando, público alvo, ambiente, escolha do produto, despesas, lucros e investimentos. Aqui vai uma alerta: se você abrir qualquer negócio acreditando na sua própria intuição sem fazer um planejamento, acredite, você será cortado do mercado em menos de um mês.

O quarto passo é mensurar os resultados tendo controle financeiro mensal, dividindo sempre o que é da empresa e seu. Cuidado para não misturar o que é seu e o que é da empresa.

O quinto passo é persistir, buscar novas estratégias, buscar aprender, perguntar, pesquisar sobre as concorrências e pensar grande. Acredito que o planejamento é importante em todos os aspectos da sua vida, seja ele pessoal, profissional, financeiro e espiritual.


Empreender e planejar são irmãos, afinal, não existe empreender com resultados concretos sem a realização do planejamento.


DICA IMPORTANTE: Se você tiver dificuldade em construir um planejamento, procure algum especialista da área de carreira.







Siga
  • Site
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Social Icon
Posts Recentes
Posts Populares

Psicóloga formada pela Universidade Salvador com foco na área de Recursos Humanos.
Graduada na MBA Internacional de Gestão de Pessoas pela DeVry Ruy Barbosa. 
Coach de Carreira pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).
Palestrante em faculdades e empresas. Especialista em Gestão e Carreira. Escritora do Blog Profissional de Sucesso. 
Entusiasta da área de Recursos Humanos com experiência em Recrutamento e Seleção de todas as áreas e níveis hierárquicos, Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento e Avaliação Psicológica. 
 

Sobre o Autor
bottom of page