top of page

Como cultivar o Networking nas redes sociais?

O que é Networking?


"Net" significa rede e "working" significa trabalhando.

Segundo especialistas, Networking indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo. No mercado de trabalho, Networking realmente faz a diferença na sua carreira profissional e principalmente nos relacionamentos. Ele envolve conexões, oportunidades, negócios, interesses em comum, comunicação e muitas mais.


Lembre-se: De nada adianta colecionar um monte de nomes, e-mails, telefones e conexões nas redes sociais se você movimenta tudo isso com baixa frequência ou quando há um interesse pessoal como oportunidades de emprego, indicações, dicas e conselhos.


Manter bons relacionamentos é fundamental para realizar o networking efetivo. Através da troca de informações e experiências, o profissional que realiza esta rede de contatos só tem a valorizar o seu perfil, entretanto é importante levar em conta que, para manter uma rede de contatos efetiva, você deve manter essa proximidade, visando não perder o contato com os demais profissionais.


Mas afinal, o que é preciso fazer para cultivar essa rede?


1) Passo

Defina metas e objetivos: Antes de criar um perfil no Linkedin ou em qualquer outra rede, você precisa se planejar, ou seja, rever qual o seu propósito naquela rede, o que você quer alcançar, qual o seu público, como impressionar os seus contatos, usar estratégias para se manter presente em grupos, empresas, sites.


2) Passo

Marketing Pessoal: Que tipo de imagem você quer passar para o seu público? Ele é uma das peças fundamentais para o seu sucesso no networking. O marketing pessoal capacita a pessoa a alterar a sua postura, imagem e conduta, assim, existem áreas importantes que estão relacionadas com um bom marketing pessoal: capacidade de comunicação, postura adequada, cuidado com a aparência, criatividade e inovação e humildade.


3) Passo

Demonstre suas expertises: Saiba valorizar as suas qualidades, experiências, pontos fortes. Tenha foco nas suas postagens individuais e em grupos.


4) Passo

Crie uma rotina: Crie a sua rotina de postagens, de dar feedback, de agradecer as solicitações de amizades.


5) Passo

Feedbacks: Se você não tem costume ou não acha importante agradecer os seus contatos ou até mesmo dar feedback sobre as postagens dos colegas, então FAÇA ISSO URGENTE. Seja humilde e acredite, essa é a base do profissional ser diferente.


6) Passo

Manter o Networking: Mantenha, cultive, alimente a sua rede de contatos. E assim, tenha o networking e não mais um networking.


DICA IMPORTANTE: Amplie sua rede: apresente duas pessoas da sua rede que não se conhecem para que elas aumentem sua própria rede. Isso fará com que você seja o eixo de uma nova rede e estas duas pessoas a quem você ajudou lembrarão que foi através de você que se conheceram. Quanto mais você desenvolver sua rede de network através dessa estratégia maior a probabilidade de te apresentarem novos contatos que poderão de trazer boas oportunidades.




Siga
  • Site
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Social Icon
Posts Recentes
Posts Populares

Psicóloga formada pela Universidade Salvador com foco na área de Recursos Humanos.
Graduada na MBA Internacional de Gestão de Pessoas pela DeVry Ruy Barbosa. 
Coach de Carreira pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).
Palestrante em faculdades e empresas. Especialista em Gestão e Carreira. Escritora do Blog Profissional de Sucesso. 
Entusiasta da área de Recursos Humanos com experiência em Recrutamento e Seleção de todas as áreas e níveis hierárquicos, Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento e Avaliação Psicológica. 
 

Sobre o Autor
bottom of page