Marketing pessoal no mercado de trabalho
Marketing Pessoal <=> Carreira Profissional
Segundo Ritossa (2009) baseada na Associação Americana de Marketing, o marketing pessoal é o conjunto de ações planejadas que facilitam a obtenção do sucesso pessoal e profissional, seja para conquistar uma nova posição no mercado de trabalho ou para manter sua posição atual.
O marketing pessoal envolve aspectos importantes para o sucesso profissional, como postura, comunicação e aparência. Por essa razão, a utilização do marketing pessoal para projeção na carreira te levará ao topo do sucesso profissional, apesar de ser um assunto pouco debatido.
É muito importante saber quem você é e aonde você quer chegar, cuidando para que sua marca pessoal seja valorizada pelo mercado, ter um diferencial, algo que te torne evidente, assim ao definir sua identidade estará decidindo também a sua marca.
Para melhorarmos nossa imagem e nosso comportamento, precisamos nos conhecer.
A marca que você deixa para as pessoas é uma questão estrutural do marketing pessoal que começa no caráter, passa pelo comportamento e atitude até chegar à reputação.
Os 6 Passos para Valorizar sua Imagem Pessoal e
Profissional
Segue algumas etapas para te orientar em o que fazer, como fazer, além do que não fazer para que os objetivos possam ser alcançados, transformando as oportunidades em conquistas, fazendo com que o trabalho seja uma fonte de prazer e satisfação.
1) Autoconhecimento: É um processo de amadurecimento pessoal, sendo necessário conhecer a si mesmo, capitalizando seus pontos fortes, atributos e diferenciais, conhecendo também seus pontos fracos, deficiências e limitações. Descubra quais são os seus próprios limites e potencialidades que possui.
2) Planejar o Sucesso: Estabeleça objetivos claros, defina metas e estabeleça um cronograma de ações com um prazo. Para que o planejamento ocorra é necessário definir as estratégias de ação, para aumentar a eficiência dos esforços e concentrar tempo, recursos e energia em uma única direção desejada, sendo necessário ser revisado periodicamente, comparando os resultados com os objetivos.
3) Capriche no Visual: O primeiro julgamento que fazemos de uma pessoa quando a conhecemos, é feito a partir da análise de sua embalagem, ou seja, de sua aparência. Por isso, a imagem que construímos de nós mesmos é a imagem que a empresa percebe, devendo necessariamente ser adequada ao ambiente e a nossa personalidade.
4) Valorize sua Marca: Criar a missão da marca não é tão fácil quanto parece, é difícil resumir, em uma única afirmação, porque sua marca deve existir, especialmente se você deseja que ela seja, ao mesmo tempo, inovadora e impactante.
5) Divulgue sua Marca: O mercado precisa saber quem você é, o que você tem a oferecer, quais são os benefícios, atributos e diferenciais de sua marca para que pessoas e empresas possam te enxergar. Portanto, para conseguir sucesso profissional num mundo dinâmico e complexo, é preciso investir tanto na construção da própria marca quanto na sua apresentação ao mundo exterior.
6) Enriqueça o seu Currículo: O currículo atualizado e esteticamente impecável faz com que se tenha mais valor e mais chances no mercado. Lembre-se: A elaboração de um currículo deve ser planejada com muito critério, objetividade e bom senso.
LEMBRE-SE: Não é possível nos tornarmos melhores profissionais sem nos tornarmos melhores pessoas. Por isso, o marketing pessoal influencia tanto na carreira. Assim, só o autoconhecimento leva ao autodesenvolvimento.