top of page

O que fazer para me tornar um estagiário (a)?

Caroline, o que fazer para me tornar um estagiário?

O estágio é um momento muito importante na vida de um estudante, afinal, você colocará em prática tudo que se aplica na sua área de estudo. Segundo o gestor Claudio Inácio de Relações Institucionais do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), as características que montam o perfil de um bom estagiário dependem das mudanças tecnológicas, da demanda do mercado, da educação recebida pelo aluno e também da região em que ele habita.

Sabemos que o estágio é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência na área e, até mesmo, conquistar um espaço no mundo corporativo, mas nada é fácil e a concorrência está altíssima, né verdade? Então, é preciso ficar atento nos requisitos exigidos pelos recrutadores da sua área. E ai você me pergunta "Caroline, o que fazer para me tornar um estagiário?'' Segue alguns dicas abaixo.


Dicas Importantes:


1) Ter um currículo estruturado (tenha um currículo objetivo, claro, organizado. Lembre-se: o currículo é o seu cartão de visita, pois é o primeiro documento que o recrutador terá em mãos para avaliar o seu perfil, então se dedique na construção do mesmo).


2) Saia da zona de conforto (vá atrás da empresa, não espere ela bater na sua porta; separe um momento e envie seu currículo para as empresas do seu interesse, seja pelo site ou email).


3) Não basta ser um estagiário. Seja o estagiário (é fundamental você ter domínio na sua área, segurança em si mesmo. Procure não se acomodar e faça por merecer, só assim você será notado).


Como me destacar no estágio?

=> Trate o estágio como um trabalho real: Se o estagiário quiser que o empregador o leve a sério, ele também precisa levar o trabalho a sério. Você precisa se lembrar de que seu trabalho terá um impacto sobre a organização. Você está aprendendo em um ambiente ativo, do mundo real, de modo que as suas contribuições (e seus erros) afetam as outras pessoas.


=> Faça perguntas: Não tenha medo de fazer perguntas e sair de sua zona de conforto. Lembre-se: Isso mostra que você está disposto a aprender e tem interesse no trabalho que está desenvolvendo na empresa.


=> Saiba administrar o tempo: É importante ser organizado, ter cuidado para não tomar decisões erradas e se preparar para finalizar um projeto dentro do prazo.


=> Desafie-se: Tente desafiar a si mesmo, fazendo algo que você nunca fez. Observe seus colegas de trabalho e chefes para aprender a desenvolver mais habilidades. Lembre-se: Essas habilidades vão enriquecer sua carreira profissional, tornando-o mais atraente para futuros empregadores.


=> Peça feedback: O feedback é muito importante, pois mostra o que o empregador está achando do seu trabalho. Lembre-se: Esse feedback também vai ajudar a descobrir seus pontos fortes e o que você precisa melhorar.


As características que um estagiário deve possuir

#Ter postura adequada na empresa

#Ter comprometimento com a atividade do estágio

#Ser comunicativo

#Ser responsável

#Ser criativo e fazer as coisas de modo pró-ativo

#Buscar as atitudes corretas e fazer as coisas do jeito certo

# Ter persistência - não desistir facilmente perante as dificuldades e persistir nos objetivos

Lei do Estagiário (nº 11.788/08)

Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio. Segue o link abaixo:


https://www.ciee.org.br/portal/cartilha_lei_estagio.pdf


Siga
  • Site
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Social Icon
Posts Recentes
Posts Populares

Psicóloga formada pela Universidade Salvador com foco na área de Recursos Humanos.
Graduada na MBA Internacional de Gestão de Pessoas pela DeVry Ruy Barbosa. 
Coach de Carreira pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).
Palestrante em faculdades e empresas. Especialista em Gestão e Carreira. Escritora do Blog Profissional de Sucesso. 
Entusiasta da área de Recursos Humanos com experiência em Recrutamento e Seleção de todas as áreas e níveis hierárquicos, Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento e Avaliação Psicológica. 
 

Sobre o Autor
bottom of page