top of page

O que é o mercado de trabalho?

O que é o mercado de trabalho?


Mercado de trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho.

O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

Numa visão classicista, classifica-se o trabalho como um produto, pelo qual os trabalhadores atuam como vendedores e os empregadores como compradores, assim, os salários e valores são considerados e o mercado de trabalho é o espaço onde ocorre toda essa comercialização.

O mercado de trabalho tem suas origens no período da Revolução Industrial, no qual as relações entre operários e organizações passam a assumir uma maior importância no contexto econômico e social.

No final do século XVIII, o filósofo e economista clássico Adam Smith fez as primeiras referências ao mercado de trabalho. Nesta concepção, a atividade do mercado de trabalho é semelhante aos demais mercados, onde as condutas econômicas das organizações e os indivíduos visam à maximização do bem-estar, no qual a oferta e demanda de emprego dependem da remuneração salarial.


Mercado de Trabalho na Atualidade

No momento atual, em virtude do maior acesso à informação e estudos, os trabalhadores pleiteiam as vagas de trabalho em condições de igualdade dentro de suas formações. Porém, não há garantias de uma permanência perdurável no emprego. Além disso, o trabalhador inserido no atual mercado de trabalho deve estar preparado para constantes pressões por geração de lucros, produtividade e inovação, ainda que exista uma maior possibilidade de negociação do salário, visto que agrega valores à empresa.

Portanto a visão do mercado de trabalho é ampla, cada profissional tem seus valores, crenças, competências e seus interesses nas áreas.


Quais são as principais características que o mercado de trabalho exige?

1) Trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é essencial, afinal na maioria das empresas para atingir um objetivo é necessário contar com a ajuda de colegas de trabalho, trocar conhecimento, experiência e tornar o serviço mais ágil e com o melhor resultado possível.

2) Agilidade na tomada de decisão

O profissional deve estar preparado para analisar sua relevância e decidir qual é o melhor rumo rapidamente.

3) Visão sistêmica

Não basta fazer planejamento financeiro, nem fazer planejamento estratégico. Também não adianta somente criar um ritmo organizacional eficaz ou fazer medições competentes. É preciso levar para toda a organização o que significa pessoas e processos que fazem parte dela até clientes e a sociedade propriamente dita –padrões de altíssima qualidade que fazem parte de um modelo de excelência em gestão. “Ver” a empresa como um todo, em todas as suas partes, interna e externamente, seja qual for seu tamanho ou setor é ter visão sistêmica.

4) Espírito empreendedor

Nesse cenário, profissionais com uma competência mais empreendedora e que são mais criativos, enxergam oportunidades mesmo em mercados declinantes e difíceis e, por isso, vão levar vantagem.

5) Networking

O networking é um prática baseada na troca de experiências e conhecimentos com o intuito de gerar oportunidades e criar vínculos de solidariedade entre as pessoas. Manter uma rede de contatos com profissionais de níveis hierárquicos e áreas distintas é imprescindível para suprir necessidades e superar desafios de qualquer indivíduo ou negócio. O objetivo do Networking é também agregar valores específicos para que seja possível otimizar resultados e criar soluções inovadoras, principalmente para pessoas já inseridas no meio profissional.

6) Foco em resultados

É muito importante que o profissional pense em resultados de curto e médio prazo. Isto faz com que ele tenha uma vantagem sobre os demais.

7) Resiliência

Profissionais positivistas, que sabem enfrentar as barreiras do mercado sem desistir, serão bem vistos nas empresas.

8) Escrita

Saber outras línguas é importante, mas conhecer a língua nativa é fundamental, independente da carreira.

DICA IMPORTANTE: Leia SEMPRE.

9) Gerenciar

É extremamente importante no mundo corporativo ter uma boa visão da empresa e é de fundamental importância ter a capacidade de planejar, organizar e gerenciar novos projetos, determinar os prazo, metas e fazer com que eles sejam cumpridos.

10) Gerenciamento de projetos

O mercado de trabalho atual dá muito valor para o desenvolvimento de novos projetos.




Competências profissionais em alta

Link: http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/competencias-profissionais-em-alta/




Siga
  • Site
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Social Icon
Posts Recentes
Posts Populares

Psicóloga formada pela Universidade Salvador com foco na área de Recursos Humanos.
Graduada na MBA Internacional de Gestão de Pessoas pela DeVry Ruy Barbosa. 
Coach de Carreira pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).
Palestrante em faculdades e empresas. Especialista em Gestão e Carreira. Escritora do Blog Profissional de Sucesso. 
Entusiasta da área de Recursos Humanos com experiência em Recrutamento e Seleção de todas as áreas e níveis hierárquicos, Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento e Avaliação Psicológica. 
 

Sobre o Autor
bottom of page